sábado, 6 de outubro de 2012

A Origem da maquiagem

A maquiagem está no contexto do dia-a-dia para deixar cada vez mais as mulheres atraentes ou então para corrigir imperfeições em fotos, filmes e onde puderem ajudar. A verdade é que essa palavrinha mágica faz loucuras com a estética de todas. Mas se pararmos para analisar vamos ter algumas surpresas. O homem usou muito este artefato. Os homens da caverna pintavam a face com um pó vermelho para se camuflar e assustar seus inimigos. E isso ocorreu há cerca de um milhão e meio de anos e é muito similar aos nossos índios que também exibem rostos e corpos pintados com diversas maquiagens que exteriorizam momentos de alegria ou de tristeza. A verdade é que a maquiagem está presente em todas as civilizações.

Já os gregos e romanos também aderiram a maquiagem: os gregos eram controlados já os romanos eram bem excêntricos, abusavam dos corantes para deixar os lábios em evidência e foram os precursores do rímel, eles esfregavam cortiça queimada nos cílios para escurece-los. Com a queda do Império Romano, o hábito de se maquiar sofreu uma certa rejeição por ter sido associado ao comportamento devasso dos romanos.Pela ordem cronológica, os egípcios ficaram na história. Homens, mulheres e crianças utilizavam o Kohl (carvão misturado com óleo vegetal ou gordura animal) na área dos olhos. Séculos distantes da destruição da camada de ozônio, os egípcios já se preocupavam com os efeitos do sol, pois o Kohl funcionava como bloqueador. A beleza era fundamental para as mulheres de Tebas. Até hoje elas são lembradas pelo olhar misterioso. O Kohl foi o precursor do delineador.
Na Idade Média a igreja católica não tirava os olhos sobre os fiéis. Ao invés de caras pintadas surge um novo padrão de beleza. O elegante agora era ter um rosto bem aristocrático, além de ser normal depilar os cabelos cerca de seis centímetros a partir da testa e às vezes chegavam a depilar toda a sobrancelha.


A maquiagem oscilou de acordo com as preferências políticas até o começo do século XX. A rainha vitória, por exemplo, tinha rígido controle sobre as mulheres e a maquiagem não era vista com bons olhos. Mas no começo do século XX a maquiagem se consolidou. A Primeira Guerra Mundial gerou grandes transformações. Uma delas modificou drasticamente o dia-a-dia das mulheres que passaram a trabalhar e ganhar seu próprio dinheiro assumindo gastos com a beleza. As divas do cinema como Marlene Dietrich e Greta Garbo influenciaram centenas de mulheres. Nem os homens escaparam. Os soldados americanos utilizaram maquiagem para se camuflar desenvolvida pelo famoso maquiador Max Factor durante a Primeira Guerra Mundial. Na Segunda Guerra Mundial a falta de petróleo fez sumirem as maquiagens do comércio. As mulheres tiveram que improvisar na hora de usar lápis pretos, batom vermelho e blush nas bochechas, visual da época.
Cada década é marcada por uma tendência. Nos anos 60, a maquiagem ganha um brilho e os olhos são ressaltados com sombras metalizadas. Inspirado pelo futuro de grandes realizações ao pisar na lua o homem vislumbra o futuro. E no solo firme quem chega é a pílula anticoncepcional.
Os anos atuais trazem uma mulher com disposição a uma variedade de produtos de maquiagem que além de garantir um belo visual não descuida do item proteção. Além de realçar a beleza natural é também época da descontração, onde cada uma segue seu próprio estilo.

A maquiagem hoje em dia segue padrões de beleza que estão na moda. O tipo de pele depende da estação, onde no verão ganha brilho escuro e no inverno cores opacas e claras. O gloss é o companheiro da mulher moderna, tomando o lugar do tradicional batom. Cílios cada vez mais volumosos, resgatando a década de 70, cores cítricas nas pálpebras. A maquiagem atual pode ser tudo, graças à tecnologia das grandes empresas de cosméticos. E a mulher ousada usa tudo para mostrar sua feminilidade, seja um look clássico ou para uma noite badalada, a regra é usar todos os artifícios!


Use e abuse 

Nenhum comentário:

Postar um comentário